7 de dez. de 2015

UMECTAÇÃO OU NUTRIÇÃO - Fase do Cronograma Capilar




Oi gente! 

Cada vez mais chega-se a conclusão da importância do Cronograma Capilar para a saúde dos fios, não é mesmo?
Assim como o corpo necessita do alimento para sobreviver e pode adoecer por falta de vitamina, o cabelo também necessita do alimento diário para se desenvolver bem e ficar saudável. Cabelos saudáveis crescem bem mais rápido e ficam mais bonitos.

Já falamos no post anterior, "Hidratação - Fase do Cronograma Capilar" sobre o que é a hidratação e seus benefícios. A primeira etapa do Cronograma Capilar, pode-se dizer assim, é a hidratação.

No post de hoje vamos falar sobre a NUTRIÇÃO OU UMECTAÇÃO. É um processo bem diferente da hidratação e tão essencial e importante para os cabelos quanto.


A nutrição ou umectação como também é conhecida é feita para repor lipídios, ou seja a gordura e oleosidade dos fios. Precisamos dessa gordura para manter os cabelos saudáveis.
A umectação que mais dá resultado é feita com óleos vegetais, mas ela pode ser feita com máscaras nutritivas, geralmente essas máscaras nutritivas podem ser identificadas na embalagem ou na fórmula.
A nutrição  traz brilho aos cabelos, confere força, vitalidade e acaba com as pontas duplas e ressecadas. A umectação ou nutrição pode ser feita de 1 a 2 vezes na semana e ajuda a selar a hidratação dentro do fio impedindo que o fio perca água e umidade, por esse motivo ela é tão importante.

As máscaras nutritivas trazem em sua fórmula esses componentes, podendo ter um deles ou mais no mesmo produto.


- Óleos Vegetais ( argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva etc.)

- Manteigas Vegetais (karité, copuaçu, cacau, abacate

-Ceramidas

- Tutano

Exemplos de Máscaras Nutritivas que tenho em casa.




















Exemplo de alguns óleos vegetais que tenho em casa.





Exemplo de Manteiga Vegetal que tenho  em casa.



Dica: Para potencializar a máscara nutritiva adicione uma colher de azeite de oliva, óleo de coco, ou outros óleos ou até manteiga vegetal na porção de sua máscara.


Assista o vídeo abaixo  falando um pouco mais sobre o assunto: