18 de dez. de 2015

PETROLATOS - POSSO USAR?!

Esse assunto de usar ou não produtos com petrolatos, sempre causa muita discussão. Tem pessoas que defendem não usar, outras nem ligam e outras nem sabem o que é.


Mas o que são os petrolatos? São derivados do petróleo assim como a gasolina e o gás de cozinha. Mas os derivados que encontramos nos produtos são os óleos minerais, vaselina e parafina. 







De acordo com os dicionários petrolatos são: substâncias gelatinosas, obtidas pelo refinamento de óleos pesados derivados do petróleo. É incolor ou de cor amarelada. O petrolato é empregado em remédios e cosméticos. É também vendido sob o nome comercial de vaselina.
Função dos petrolatos nos cosméticos: ele serve para dar viscosidade ao produto lubrificando e tornando mais fácil o contato dele nos fios. Ele dá brilho ao cabelo, maciez, deixando fácil de pentear, e cria um tipo de proteção contra danos externos.
Então que mal podem fazer aos nossos cabelos?
O maior problema é que são insolúveis, não dissolvem na água, e com isso se acumulam nos fios criando uma camada “protetora” que ao longo do tempo pode ressecar o cabelo. Pior ainda não deixa mais nenhum outro produto penetrar nos fios e vai acumulando sujeira.
O único jeito de retirar os resíduos de petrolatos dos fios é usando um shampoo de limpeza profunda, dai vem a importância do uso deles antes de fazer qualquer tratamento. Vai limpar o fio, abrir as cutículas permitindo que o produto penetre. Mas não podemos usá-los sempre por que ressecam demais os fios e retiram toda a proteção.

Uso ou não uso? Eu acho que isso é uma decisão de cada um, assim como fumar, beber refrigerantes, ou qualquer outra coisa que sabemos que pode fazer mal e mesmo assim usamos.



Seu cabelo não vai cair, mas se exagerar ele vai ficar duro, pesado, sem vida e nenhum tratamento vai fazer efeito, coisa que sempre ouvimos a mulherada falar: ah, mas eu hidrato com produtos caros e não acontece nada. Provavelmente faz uso de produtos com petrolatos e seu cabelo está com essa película protetora (que protege só contra os tratamentos).
Eu uso marcas que contém petrolatos, quando exagero nos óleos que uso para finalizar, eu sinto meu cabelo pesado e meio ressecado.
Não vou deixar de usar, mas podemos ter variedades de produtos com e sem derivados, assim eles não se acumulam tanto nos fios.


Como identificar derivados de petrolatos nos produtos? Geralmente eles vêm especificados assim: Petrolátum Petrolato, Paraffinum Liquidum/Parafina Liquida, Mineral Oil/Óleo Mineral.






Uma dica boa para fugir deles é usar óleos vegetais que são extraídos de plantas e servem para umectação e mesmo para misturar em suas hidratações. Meus preferidos são os de coco, macadâmia e argan. Adoro usar como finalizadores por que alinha os fios e tira o frizz. Mas leia sempre o rótulo, pois muitos tem petrolatos misturados. Compre em lojas de produtos naturais.
Acho radical impor para não usar, por que nem todas podem comprar produtos melhores, embora que muitas marcas populares já não fazem uso deles (depois faço um post sobre isso), mas muitas pessoas nem tem acesso a esse tipo de informação. 


Essa decisão de usar ou não cabe a cada pessoa, já sabem os malefícios que podem causar, mas acho que dá para ser flexível e usar com cautela.


O que vocês acham sobre isso meninas?


 Beijinhos no <3 !